Retrospectiva 2020: meus desafios e aprendizados no tratamento da dor

Retrospectiva 2020: meus desafios e aprendizados no tratamento da dor

Publicado em 05/dez/20

Para mim, 2020 foi um ano intenso, cheio de novidades profissionais e conquistas pra lá de especiais. Além disso, foi o ano da chegada da Laura, minha primeira filha. Ser mãe mexeu com a minha rotina, inclusive de trabalho: desde que retornei da licença-maternidade, optei por diminuir os plantões e os atendimentos de anestesia e dedicar mais tempo aos tratamentos da dor.

Esse artigo é para falar exatamente sobre isso: meus novos desafios e aprendizados em 2020. Espero que gostem!

Atualizações durante a pandemia

Gosto muito de estudar, sempre fiz cursos complementares, participei de eventos com colegas e palestras médicas. Mas, durante a pandemia, não houve congressos. Aproveitei essa “pausa no mundo” para me dedicar mais à chegada da Laura. No final de março, fechei os consultórios e foquei nos preparativos para chegada da pequena e nos estudos. Além disso, fiquei à disposição dos meus pacientes e seguidores do Instagram e Facebook, para tirar dúvidas referentes aos cuidados com a dor e, também, sobre o coronavírus.

O que o isolamento trouxe de bom foram os eventos on-line (assisti muitas live e também participei de algumas, como “Aliviando a tensão em meio à pandemia do coronavírus” e “Dores musculares: dos primeiros sinais à busca pela qualidade de vida”) e as aulas online. Nesse período, aproveitei ao máximo para me atualizar sem precisar sair de casa.

Na verdade, confesso que sempre gostei da praticidade das aulas remotas, estilo ensino à distância (EAD). Até exercícios físicos eu pratico em casa — e isso já faz uns 5 anos!

Encarando a maternidade real

Mesmo sendo médica, aprender a ser mãe não é simples. Lidar com os desafios impostos pela maternidade, especialmente em relação à amamentação e à falta de sono, é difícil para todo mundo.

No meu caso, ao mesmo tempo que desejo ser uma mãe disponível, tem a questão dos estudos. Médicos nunca param de estudar. Sempre existe algo novo para aprender, uma novidade científica para se atualizar e por aí vai. Então, meu maior dilema tem sido conseguir equilibrar as demandas da maternidade com os estudos.

Tratamento da dor

Sou médica anestesiologista especializada no tratamento da dor, título que conquistei há cerca de um ano, em dezembro 2019. Essa é a minha área de interesse, o que me move todos os dias.

Em janeiro deste ano, saiu minha certidão de RQE (Registro de Qualificação de Especialidade) da especialidade. Desde então, além do registro como anestesiologista, no Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), agora sou especialista em tratamento na dor.

Esta conquista tem uma “quê” especial: sou a segunda especialista em tratamento da dor de Santa Catarina, e a primeira da minha região, no Vale do Itajaí. (CONFIRMAR INFORMAÇÃO)  Tratar a dor de alguém é uma arte difícil e complexa. Isso porque, mais do que simplesmente tratar o sintoma, é preciso cuidar do ser humano como um todo.

Conquistas de 2020

Ao longo de 2020, colhi os frutos de anos de aprimoramento e dedicação. Como nunca, tenho dedicado meu tempo aos consultórios em Blumenau e Indaial. Aliás, meu novo espaço em Indaial, na Clínica Vitta, é também foi uma das grandes conquistas deste ano.

Outro passo muito importante neste ano foi o lançamento da minha marca e do meu site, ainda no primeiro semestre. Todos os conteúdos que vocês acompanham por aqui têm por objetivo contribuir com informações que ajudem a aumentar o conhecimento sobre a dor, bem como de que forma prevenir o problema ou, uma vez instalado, como tratá-lo.

Adaptação aos protocolos de segurança

Meus atendimentos presenciais voltaram no início de agosto. A preocupação com a limpeza e higienização completa sempre foi uma constante nos meus consultórios. O que mudou com a Covid-19 foi a adoção da máscara, o distanciamento social e o fato de não poder mais abraçar meus pacientes.

Assim, tanto eu quanto minha equipe multidisciplinar (com fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas) continuamos dedicados a promover a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes. O carinho e a atenção são os mesmos, mas por enquanto, a adoção dos equipamentos de proteção e o distanciamento se fazem necessários.

Planos para 2021

As expectativas estão bem altas para o novo ano que vem chegando. Meu objetivo é continuar dando prioridade para o tratamento da dor e ter turnos livres para fazer atendimentos de novos pacientes. Além disso, pretendo seguir na busca constante pelo conhecimento! Quero conhecer novas terapias, ter acesso ao que há de mais moderno e eficaz para meus pacientes. E, quem sabe, expandir meu trabalho para outras cidades. Que venha o Ano-Novo!

Se você tem vontade de se consultar com um médico especialista em dor e reside na região de Blumenau ou Indaial, agende uma consulta para fazer uma avaliação individual. Permita-se uma nova chance de combater suas dores e desfrutar de uma vida nova no ano que se inicia!

Material escrito por: Dra. Paula Benedetti

Anestesiologista especialista em Dor. Formada em medicina pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Realizou sua residência médica em anestesiologia na Fundação Universitária de Cardiologia (IcFUC) e no Centro de treinamento SANE/SBA, em Porto Alegre(RS). Seus estudos focados no tratamento da dor foram realizados com os cursos de pós-graduação em dor crônica, no Hospital Israelita Albert Einstein, e no Curso de Intervenção em Dor na Singular- Centro de controle da dor.

Artigos relacionados