Home > Dor na lombar
Dor lombar ou lombalgia
A dor lombar ou lombalgia, é uma dor localizada entre a última costela e o começo dos glúteos. Ela é crônica quando sua duração é de pelo menos três meses, em pelo menos metade dos dias nos últimos seis meses. É uma condição comum que afeta grande parte da população durante algum momento da vida.
Principais causas
A prevalência da lombalgia dobrou nas últimas décadas, principalmente em decorrência das mudanças no estilo de vida das pessoas.
-
Sedentarismo e tecnologia: passar muito tempo sentado em frente ao computador.
-
Obesidade: é um fator de risco importante, pois quando associado ao sedentarismo, sobrecarrega as estruturas articulares da coluna que estão enfraquecidas pela falta de atividade física.
-
Tabagismo: a nicotina acelera o processo de degeneração das articulações da coluna vertebral, que ocorre naturalmente com o passar dos anos.
Além disso, existem algumas condições responsabilizadas pela lombalgia crônica, são elas:
- Síndrome dolorosa miofascial: é uma condição dolorosa do músculo, fasciais e junções ligamentares, caracterizada por pontos de irritabilidade no músculo, o chamado ponto gatilho. A dor costuma ser mal localizada e percebida como profunda e em queimação. Saiba mais acessando aqui.
- Hérnia de disco: é uma condição resultando da ruptura do disco intervertebral, ocorrendo a expulsão da porção central discal. Tem como sintoma principal a dor, que prejudica a movimentação, além dos sintomas compreensivos que por vezes podem ocorrer, percebidos como formigamentos ou choques, diminuição de força e alterações na temperatura dos membros.
Sintomas
Dor localizada entre a última costela e o começo dos glúteos.
Tratamentos para dor na lombar em Blumenau com a Dra. Paula Benedetti
O tratamento deve priorizar o alívio da dor. E é nesse momento que o especialista em dor tem seu papel-chave, pois ao aliviar os sintomas dolorosos, permite-se que o paciente consiga otimizar o tratamento multidisciplinar, envolvendo a perda de peso, atividade física, acupuntura, psicoterapia, entre outros.