Home > Artite e artrose
Artrite e artrose
Artrite e artrose são doenças, genericamente, conhecidas como reumatismos. Essa categoria engloba doenças inflamatórias de cunho não traumático, que atingem articulações, ligamentos, músculos e órgãos internos.
No entanto, os mecanismos das doenças se diferenciam. Enquanto a artrite é uma doença causada pela inflamação crônica, a artrose é uma doença articular degenerativa.
Apesar de associadas ao envelhecimento, a artrite reumatoide pode acometer pessoas de todas as idades. Além das articulações, a inflamação pode afetar a pele, unhas, músculos e, até mesmo, órgãos como pulmão, coração e rins.
Já a artrose (também chamada de osteoartrite) é mais comum após os 60 anos. Suas dores estão relacionadas ao desgaste da cartilagem das articulações e por alterações ósseas como o “bico de papagaio”.
Assim, a diferença básica entre artrite e artrose é que a primeira é uma inflamação crônica que pode ocorrer em pessoas de todas as idades e, a segunda, é uma doença degenerativa que é mais comum em idosos. Ainda que não tenham cura, com o tratamento correto, é possível levar uma vida normal.
Principais causas
-
De maneira geral, a origem pode ser:
- envelhecimento;
- obesidade;
- traumática, por conta de um acidente ou torção (comum em desportistas);
- esforços repetitivos;
- metabólica, mais comum em homens;
- infecciosas, geradas por bactérias;
- histórico familiar e
- devido a alterações nos genes (decorrentes de fatores externos, como a intoxicação).
Sintomas
-
Os sintomas da artrite e da artrose podem se confundir porque ambas geram dor, rigidez, inchaço e aumento de temperatura no local afetado. No entanto, a dor da artrite reumatoide é mais prevalente logo ao acordar e tende a diminuir ao longo do dia. A dor da artrose é frequente e aumenta se o local for estimulado inadequadamente.
A artrite pode gerar dor contínua, rigidez nas juntas (principalmente, de manhã) e inflamações. Do ponto de vista emocional, causa irritação e, posteriormente, pode levar à depressão.
A artrose pode provocar dor, perda da flexibilidade e/ou alterações físicas (quando assintomática, é diagnosticada apenas por meio de exames de imagem). Diferentemente da artrite, seu processo inflamatório é eventual, não contínuo.
Tratamentos para artrite e artrose em Blumenau com a Dra. Paula Benedetti
Quanto mais cedo os tratamentos para artrite e artrose começarem, melhor. Isso porque, as chances de retardar o desenvolvimento e, consequentemente, evitar deformidades e outras sequelas, é maior.
As abordagens variam. Na artrite, fisioterapia e exercícios físicos amenizam os sintomas, pois os movimentos diminuem o processo inflamatório (acúmulo de líquido) dentro das articulações. Além disso, podem ser ministradas pequenas doses de corticoides, por curtos períodos.
Na artrose, pode-se prescrever anti-inflamatórios quando houver dor. O mais importante é o repouso alternado com exercícios leves (de fortalecimento e alongamento).
Quando não há sinais de inflamação (vermelhidão e quentura local), pode-se fazer a aplicação de calor como relaxante muscular. Se houver inflamação, recomenda-se colocar gelo.