Home > Síndrome dolorosa miofascial
Síndrome dolorosa miofascial
A síndrome dolorosa miofascial é uma dor muscular causada por uma excessiva contratura e inflamação do músculo. A doença é caracterizada pela presença de pontos de irritabilidade no músculo esquelético, os pontos gatilhos. Esses pontos se localizam em bandas tensas na musculatura, causando dor espontânea em repouso, e, quando estimulados provocam dor referida (dor que caminha para outra parte do corpo).
Para ser feito o diagnóstico é necessário fazer uma consulta com um médico de dor, profissional apto a realizar um exame clínico, que inclui a palpação de bandas musculares tensas nos músculos afetados.
Principais causas
Os pontos gatilhos são formados por fatores como má postura no trabalho, excesso de exercício, movimentos repetitivos ou traumas.
Sintomas
É uma síndrome que pode ser acompanhada, como em outras situações de dor crônica, por transtornos de humor, frequente ansiedade e depressão.
Tratamentos para síndrome miofascial em Blumenau com a Dra. Paula Benedetti
O tratamento é multidisciplinar, podendo envolver outros profissionais de saúde, como médico acupunturista, massoterapeuta e fisioterapeuta. Dessa forma, além da terapia medicamentosa, o paciente terá assistência para prática de exercícios físicos que contribuam a estirar ou alongar os músculos afetados.
Quando necessário, o agulhamento com infiltração de anestésicos locais são medidas muito eficazes para desativação dos pontos gatilho, melhorando o quadro álgico.
Dica
Uma boa dica para quem quer prevenir e combater à doença é a adoção de um estilo de vida saudável, sem fumar, com a prática regular de atividade física, evitar o consume excessivo de cafeína e bebida alcoólica. Algumas práticas, como ioga, meditação e alongamento, podem ajudar no alívio do estresse emocional e também na correção da postura.